Argos Arruda Pinto

Argos Arruda Pinto

Blogs meus:

- "Neurorreligação" - Um novo termo científico entre a Psicologia e a Neurociência
https://neurorreligacao.blogspot.com/2016/10/neurorreligacao.html

- In english: "Neuro-reconnection"
https://neuro-reconnection.blogspot.com/

- "O Relativismo Religioso como eu o vejo: as muitas diferenças entre as religiões"
https://orelativismodasreligioes.blogspot.com
- "O Sal da Terra"- O Hino Ecológico
https://osaldaterraohinoecologico.blogspot.com.br

Áreas de maior interesse:
- Física
- Neurociência
- Psicologia
- Psicologia Evolucionista
- Antropologia
- Origem da vida
- Evolução
- Relativismo Religioso


sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Como somos pequenos em relação ao nosso planeta Terra e como é grande o nosso poder de destruição, ou a estranheza do quadrado de 90km de lado!

1) Nesta postagem vou falar em muitos números e espero não cansar ninguém. No final apresento os cálculos que fiz, mas recomendo só para quem gosta de matemática.

O artigo não é longo, é dividido em duas partes. Os cálculos formam uma terceira parte, mas não é tão necessário querer entendê-los. Mas tenho certeza que no final deste artigo vocês terão uma surpresa.

Imaginem então que vocês fizessem um quadrado de 1m de lado, ou 1m² de área, e colocassem ali uma pessoa. Mas vocês também fariam outros ao lado deste, com a mesma área, e colocando também uma pessoa em cada m², até atingirem um comprimento de 90.000 metros, ou 90 km. Em ângulo reto com esta fileira de 90.000 pessoas, vocês também fariam a mesma coisa até chegarem a 90.000 metros com 90.000 pessoas. Isto seria os dois lados de um quadrado gigante, riscando o chão em pequenos quadrados de 1m de lado.

Se cada lado desse quadrado gigante possui 90.000 pessoas, qual seria a  quantidade de pessoas no total, preenchendo todo o interior desse superquadrado? Seria 90.000 vezes 90.000 que daria 8 bilhões e 100 milhões de pessoas, muito mais que a atual população mundial que é hoje de aproximadamente 7 bilhões de pessoas.

Acho muito estranho TODA a população da Terra, de bebês a idosos, preencherem só um quadrado de 90 km de lado, com cada pessoa ocupando um pequeno quadrado de 1m²! Parece que existe algo errado aí, mas não, o cálculo está certo. Eu já o havia feito há quinze anos e depois fiz no Orkut utilizando um quadrado de 80 km de lado, que poderia conter 6 bilhões e 400 milhões de pessoas, a população da Terra de poucos anos atrás. Confesso que fiquei muito tempo para visualizá-lo, ou seja, a população do mundo dentro desse quadrado onde 90 km não é nada perto das dimensões da Terra.

E vejam, por exemplo, que a distância de São Paulo a Campinas, não em linha reta, mas por vias comuns, segundo o site www.geografos.com.br, é de 99 km. Em linha reta é menos, sendo então que a população mundial caberia em um quadrado que um dos lados iria praticamente de São Paulo a Campinas e só!

2) Esse superquadrado, agora não tão grande assim para o meu propósito aqui, possui uma área de 90 km x 90 km  =  8.100 km², muito menor que a área da Terra que é aproximadamente 510 milhões de km². Se você dividir o quadrado pela área da Terra verá que o nosso "super" corresponde a aproximadamente 0,0016% da área do planeta! Só!

Acontece que os minúsculos habitantes da Terra estão conseguindo destruir a vida toda no planeta, com o auxílio, claro, daquilo que seus ascendentes inventaram e/ou fizeram: indústrias poluentes, desmatamento, máquinas poluentes - sendo carros, caminhões... Etc. E esses habitantes também constroem indústrias poluentes, etc., ou seja, dão continuação...

Uma das melhores passagens de "Matrix", na minha opinião, infelizmente não veio de Morpheus, Neo ou Trinity.  Veio do agente Smith. Quando Morfheus é capturado, o agente diz claramente: "Você sabe quais os dois únicos organismos que destroem seu habitat, tiram tudo dele, para depois procurarem outro e fazer a mesma coisa? Os vírus e os seres humanos".

Pois bem pessoal, nós caberíamos em um quadrado de 90 km de lado, representando apenas 0,0016% da área de nossa Terra e mesmo assim temos o potencial de destruir toda a vida exuberante que vemos por aí.

Que força viral não temos, não é mesmo?!

:::::

3) Os cálculos:

1º - Quadrado é lado vezes lado e colocarei em fórmulas sem símbolos, embora muito simples para alguns, facilita para outros. Ex.: uma sala quadrada de 9m de lado possui 9m x 9m = 81m² de área.


2º - A área da Terra é calculada por quatro vezes o número "pi" (3,1415), vezes o raio da Terra ao quadrado.

- O raio - distância da superfície até o centro - é, pesquise em dados físicos da Terra, aproximadamente 6.371 km;

- Então temos: 4 vezes 3,1415 vezes 6.371 ao quadrado, que dá aproximadamente 510.000.000 km².


3º - A relação entre as áreas do quadrado e da superfície terrestre:

- O quadrado já calculado é de 8.100 km²;

- Dividindo a área do quadrado pela área da Terra: 8.100/510.000.000, temos 0,00001588, que é aproximadamente 0,000016. Em porcentagem é só multiplicar por 100: 0,0016%.

É isto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário