Argos Arruda Pinto

Argos Arruda Pinto

Blogs meus:

- "Neurorreligação" - Um novo termo científico entre a Psicologia e a Neurociência
https://neurorreligacao.blogspot.com/2016/10/neurorreligacao.html

- In english: "Neuro-reconnection"
https://neuro-reconnection.blogspot.com/

- "O Relativismo Religioso como eu o vejo: as muitas diferenças entre as religiões"
https://orelativismodasreligioes.blogspot.com
- "O Sal da Terra"- O Hino Ecológico
https://osaldaterraohinoecologico.blogspot.com.br

Áreas de maior interesse:
- Física
- Neurociência
- Psicologia
- Psicologia Evolucionista
- Antropologia
- Origem da vida
- Evolução
- Relativismo Religioso


segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Uma definição de Energia para a Física

Palavras-chave: Física, Energia, Definição 

A Física veio da Filosofia ou começou com ela. O filósofo grego Demócrito (ca. 460 a. C. - ca. 370 a.C.) concebeu o nosso mundo composto por partículas indivisíveis chamadas por ele de átomos. Ainda esses elementos, permeados pelo espaço vazio, segundo ele, teriam tamanho, formas e massas diferentes, (1) iniciando o que se chamou de posição atomista, uma "doutrina" filosófica, adotada por outros filósofos. 

Aristóteles (384 a.C. -322 a.C.) disse do movimento dos objetos, entre outros princípios por ele formulados, que qualquer corpo continuaria seu movimento somente se uma força, a responsável por esse movimento, não parasse de atuar. Uma ideia simples, óbvia em nosso cotidiano ao empurrarmos objetos, lançarmos algum para o alto, segurarmos outro em um declive, etc. Esse conceito durou quase 2.000 anos e ele errou por não considerar o atrito: sem ele os objetos continuariam sempre em movimento... A inércia, a primeira Lei de Newton.    
  
Nunca me esquecerei do meu primeiro dia de aula na universidade com o professor de matemática perguntando sobre o conceito de força em Física. Imediatamente eu respondi que força era qualquer agente modificando o estado de movimento de um corpo e/ou a forma de um corpo. Como professor de Cálculo Diferencial e Integral I, me respondeu dizendo dessa definição como a definição filosófica, mas, e quanto à fórmula "massa x aceleração", também respondida por mim, expressão esta deduzida por Isaac Newton (1643 - 1727)? A aceleração, disse ele, é a derivada segunda do espaço dividido pelo tempo, entrando assim na matemática superior, e, muito mais ainda, explicando a todos algo realmente novo para nós, que toda a Física está sob o Cálculo Diferencial e Integral. A Termodinâmica, o Eletromagnetismo, a Energia Nuclear, a Física Quântica, etc. 

Quando um aluno do ensino médio utiliza em um exercício a expressão newtoniana para a força, está em um pequeno domínio pertencente a uma matemática mais geral.  
No conceito de força "...qualquer agente modificando o estado de movimento de um corpo e/ou a forma de um corpo.", aparece a palavra "agente" significando " aquele que age, que opera ou atua, é o que pratica a ação". Caímos então no campo abstrato e de concreto é a ideia de movimento, forma e corpo. Forma pode ser abstrato, mas, neste caso, está presente em nossa imaginação com respeito a um corpo dado, uma pedra, um carro, uma bola de tênis, etc. Sobre ação pensamos em influência, execução, ato, etc., e não é difícil imaginarmos em nosso mundo real exemplos de ação. 

Energia é a capacidade de realizar trabalho e trabalho é uma medida do gasto de energia de um sistema. Esta definição é um tanto circular e, mais, ainda, não tão precisa... 

A minha proposta de um conceito de energia, sem nenhuma pretensão, seria a seguinte: "Energia é um conceito relativo a várias formas de existência - mecânica, nuclear, térmica, elétrica, magnética, quântica e gravitacional - nas quais as transformações de umas nas outras e/ou consigo próprias, por entes físicos ou sistemas físicos, são responsáveis por todos os fenômenos naturais e artificiais, estes últimos produzidos nas máquinas mecânicas e/ou eletrônicas construídas pelo ser humano." 

De abstrato aparecem "formas", "existência" e "entes", sendo "forma" algo dependente do tipo na qual está inserida, mecânica, nuclear, etc. "Existente" é tudo aquilo percebido pelos nossos sentidos ou concebido pela nossa imaginação. E "ente" é algo percebido por nós diretamente ou indiretamente. "Formas de existência" seria algo em várias modalidades. 

Surge então a última palavra, "algo", significando "qualquer coisa", "alguma coisa". Então a definição para por aqui em termos de ideia abstrata, mas temos noção da representatividade de "algo" em nosso mundo material. E nas transformações de tudo aquilo no qual esses "algos" ou coisas estão inseridos, "mecânica, nuclear, térmica, elétrica, magnética, quântica e gravitacional", temos todos os fenômenos físicos existentes. 

Nas transformações a energia não é perdida e nem criada, sendo essa a famosa Lei da Conservação da Energia, na qual tudo irá mudando sem destruição total e nem criação do nada, de nenhuma forma e/ou quantidade total de energia.     
     

Referência 

1 - MACIEL, W. INFOESCOLA - Navegando e Aprendendo. Demócrito, (2006-2019. Disponível em: < https://www.infoescola.com/filosofos/democrito/ >. Acesso em: 14 mar. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário